Conhecendo a ansiedade

Oi gente! A minha experiência com o yoga vem me mostrando o quanto é importante a gente desenvolver inteligência emocional para tudo na vida! De acordo com a filosofia do Tantra Não-Dual, existem três Shaktis (poderes) que direcionam todas as nossas ações: o poder de desejar, o poder de conhecer e o poder de realizar. Tudo começa com um desejo que nos leva ao conhecimento (interno) e à realização (externo). A gente começou a praticar yoga porque desejamos. E sempre que perguntam por que ou para que praticar yoga eu respondo: porque eu quero, quero me conhecer, quero experimentar, quero movimentar o meu corpo... Mas não é um desejo de algo que falta. Não é aquele desejo que te faz escravo. Mas é aquele desejo de transbordar. Entendo que a melhor metáfora para isso é pensar no amor de duas pessoas que é tão grande que desejam ter filhos.

Com as emoções é a mesma coisa! Na maioria das vezes não desejamos conhecê-las, mas somos forçados pelas experiências da vida a desenvolver a capacidade de gerir nossas próprias emoções. Se você ainda não tem o desejo de conhecer suas emoções esse post é importante. Quando a gente não conhece é impossível saber lidar. Não tem como curar um doença sem saber que estamos adoecidos. Por isso, é tão fundamental conhecer nossas emoções sem reprimi-las. Não existe emoção boa ou ruim, existe o que a gente sente, como lidamos e como transformamos isso em autoconhecimento.


Com base no livro "Inteligência emocional" fiz esse resumo sobre o que caracteriza a ansiedade e práticas para ajudar na gestão dessa emoção!