Hatha Yoga: emoções

Nessa aula nós conversamos um pouco sobre o deixar fluir das emoções e observá-las sem reagir de imediato, como Nietzsche escreveu "esta é a primeira preparação para a espiritualidade: não reagir a um estímulo". Durante a prática experimentamos várias emoções e a ideia é se permitir sentir a fim de compreender qual recado essa emoção traz.


"Todas as emoções são, em essência, impulsos, legados pela evolução, para uma ação imediata, para planejamentos instantâneos que visam lidar com a vida. A própria raiz da palavra emoção é do latim movere — “mover” — acrescida do prefixo “e-”, que denota “afastar-se”, o que indica que em qualquer emoção está implícita uma propensão para um agir imediato". O yoga nos convida a observar essas emoções antes de agir, a saber identificá-las e expressá-las não mais de um lugar de impulsividade mas de autoconsciência.


"As emoções nocivas são tão danosas para nossa saúde física quanto fumar desbragadamente e como o equilíbrio emocional preserva a nossa saúde e bem-estar".


Se vocês tiverem interesse em ler esse livro "Inteligência Emocional", aqui vai o pdf:


Inteligencia Emocional - Daniel Goleman
Download • 2.01MB





Aula gravada