Relaxamento guiado: Yoga Nidra

Yoga Nidra é uma forma de meditação guiada, também chamada de "sono do yoga" ou "relaxamento sem esforço". Geralmente é praticado no savasana com um professor guiando. A prática faz um mergulho para dentro e nos leva a experimentar um estado que fica entre a consciência e a inconsciência, entre o sono e o estado desperto. O próprio corpo encontra um equilíbrio, a respiração acalma, a mente desacelera... enquanto você experimenta essa prática, você pode facilmente levar a atenção para a natureza da consciência, aquilo que fica quando tudo se vai. Aquilo que está além do corpo, além da mente, além dos sentidos, além das sensações... Hoje trouxe esse relaxamento guiado por uma amiga professora de yoga também! Aos poucos quero trazer mais professores para colaborar com a nossa prática para que vocês possam enriquecer a experiência e diversificá-la cada vez mais!



Algumas posturas que vocês podem experimentar usando travesseiros ou acessórios caso tenham! São super relaxantes e geralmente ficamos 5 minutos em cada postura. Yoga restaurativa ou yin yoga também é um convite para experimentar esse "sono do yoga", um relaxamento profundo e consciente!


"A meditação treina a capacidade de prestar atenção. Isso a diferencia de muitas outras formas de relaxamento que permitem que a mente divague à vontade. Esse aguçamento da atenção dura além da própria sessão de meditação. A atenção vai manifestar-se de várias maneiras, durante o resto do dia da pessoa que medita. Verificou-se, por exemplo, que a meditação aperfeiçoa a habilidade da pessoa de captar sutis manifestações no ambiente e de prestar atenção ao que está acontecendo, em vez de deixar a mente dispersar-se. Essa habilidade significa que, ao conversar com alguém, a pessoa que medita regularmente estabelece uma relação de maior empatia, porque consegue prestar uma atenção especial no que a outra pessoa está fazendo e dizendo, e consegue captar melhor as mensagens ocultas que ela está transmitindo." - livro: A arte da meditação


Comparação da atividade cerebral normal e meditando! O impacto da meditação no cérebro é comprovado cientificamente e existem vários estudos sobre isso! * as cores mais quentes representam maior atividade cerebral.